O mundo de Palavras: "O olhar de coruja" - "O problema do tugão"

Bem Vindo/a

Sejam bem vindos ao "Mundo de Palavras", este é um blogue de autor e parte integrante do projecto Poesia Portugal, nascido a 1 de Janeiro de 2009 tem como principal objectivo levar a poesia e a minha opinião pessoal mais longe, tem também como objectivo unir o público e os escritores através do projecto Poesia Portugal.

Se estiverem interessados em ser adicionados aos companheiros desta casa por favor façam essa referência nos comentários, e procedam ao adicionar do blog aos vossos companheiros. ( Obrigado )

Estamos disponíveis nas redes sociais

no Facebook -> https://www.facebook.com/JosePinaOficial/
https://www.facebook.com/PoesiaPortugal

no Twitter -> https://twitter.com/jpina9

Nota: para uma total visualização do blogue por favor desliguem o adblock ou outros bloqueadores uma vez que os mesmos bloqueiam o acesso a aplicações externas por exemplo o google + .
Se por algum erro não se conseguirem tornar seguidores do blogue por favor usem o sistema de seguidores do google +. Obrigado !

Saudações
José Pina

12/01/2016

"O olhar de coruja" - "O problema do tugão"

Olá amigos leitores e humanos, hoje e antes de começar quero enviar daqui um abraço ao meu amigo e milhafre Orlando .

O tema que vos trago hoje é comum a todos nós, chama se o problema do tugão e é dividido em várias partes:

parte - Organização, não existe, nunca existiu e dificilmente existirá num futuro próximo uma organização competente que permita haver recursos em todas as areas essenciais que permitam a gestão suave das mesmas para garantir segurança, educação, trabalho e saúde ( recursos básicos) de uma sociedade evoluída !

parte - Mentalidade , existe mas é má e vem repetindo os erros dos últimos 20 anos, num pais onde as revistas cor de rosa e os jornais sensacionalistas vendem mais do que os programas de cultura, espectáculos e outras coisas que podem ajudar á formação, volto a este ponto mais tarde.

e ultima parte -  Civismo e responsabilidade social e criminal , este ponto é fulcral para percebemos as falhas graves cometidas nos outros 2 ao longo deste tempo, um sistema de justiça que não funciona ou tem prazos de funcionamento vergonhosos e um civismo que se evaporou ao longo dos anos e hoje ter um vislumbre do mesmo é quase como ver um saco cheio de notas abandonado no chão, raro e motivo de festa !

Agora vamos aprofundar mais cada parte...

- Gostava que alguém explicasse como é possível um pais ter em simultâneo uma policia onde os agentes se suicidam em serviço e/ou descarregam na população em todas as oportunidades de o fazer pela calada ( os exemplos disto são vários ) e ao mesmo tempo um serviço de saúde e uma justiça que ora deixam morrer pessoas por faltas de meios ora deixam sair criminosos livremente quer por processos que se arrastam quer por falta de leis que protejam as policias e os cidadãos , não pode ser só uma questão de crise, estamos perante um gravíssimo problema de gestão  pública, num pais onde quem trabalha/trabalhava para o estado é/foi visto como chulo e posto a andar, ninguém controlou se eram precisos 10000 e íamos ficar só com 1000, ninguém teve o cuidado de controlar as saídas, simplesmente vazaram o plantel do funcionalismo público sem olhar a meios e agora os resultados estão á vista, uma vergonha para uma sociedade que se diz avançada.

- A mentalidade perdeu se, o civismo e a responsabilidade social perdeu se , hoje programas como a quinta e as revistas cor de rosa são mais vistas e compradas do que programas de arte e programas educacionais, isso reflecte a perda de mentalidade e identidade do estado e da sua população, um pais vendido aos interesses é um pais que abandona os seus valores em troca de dinheiro e foi isso que Portugal fez nos últimos anos, tudo o que eram ideologias que acompanhavam a história portuguesa foram fuziladas pela desculpa da crise e varridas do mapa como quem varre o chão.
Algo que é urgente recuperar é esse civismo e essa responsabilidade social , nenhuma sociedade evoluída sobrevive sem estes valores e estes princípios , bem como igualdade e o combate á corrupção.

- Agora entramos no ultimo ponto, o mais importante, nenhuma sociedade sobrevive minada pelos interesses económicos e com indices vergonhosos de corrupção que ou são ignorados ou simplesmente são vistos como "mais uma má noticia", acordem caramba ! Andam a pagar para que estes indices de corrupção estejam onde estão, o 4º pais mais corrupto do mundo nada aparenta fazer para combater o problema, temos tribunais a rebentar pelas costuras, policia desmotivada e em alguns casos a descarregar na população, temos o cumulo de termos tido no ultimo governo 1 suspeito de um caso de corrupção como vice primeiro ministro ( digam lá que isto não é brincar? ) , brinca se na politica portuguesa , depois chamamos nomes aos alemães quando nos chamam lixo , quando internamente nós próprios aceitamos ser tratados como lixo e gozados na cara... Onde estava o governo para segurar a policia e evitar os suicidios nas forças policiais devido aos péssimos rendimentos e falta de condições de serviço? Onde estava o governo para evitar a falta de condições dos bombeiros, dos hospitais, dos tribunais , das escolas... A lista é interminável e o trabalho não começa agora , já devia ter começado á mais de 10 anos, podemos recuperar mas não é mantendo o rumo que o vamos fazer, é preciso agir , ser exigentes, responsabilizar e não aceitar que decidam por nós, sermos informados e não conformados. Tudo isto e muito mais !

Por hoje é tudo, obrigado pela leitura e até á próxima ( talvez com uma surpresa que ainda está em estudo).

Lembrem se de deixar o vosso "like" ou gosto , partilharem com o vosso pessoal e comentarem com a vossa opinião, esta vossa coruja agradece !

Saudações
A coruja
Postar um comentário

Partilha com os teus amigos(as)

Pedidos de Poemas

Boas pessoal, aqui vão puder deixar os vossos pedidos de poemas que serão respondidos no blogue por ordem de chegada.