O mundo de Palavras: Olá presente, adeus futuro

Bem Vindo/a

Sejam bem vindos ao "Mundo de Palavras", este é um blogue de autor e parte integrante do projecto Poesia Portugal, nascido a 1 de Janeiro de 2009 tem como principal objectivo levar a poesia e a minha opinião pessoal mais longe, tem também como objectivo unir o público e os escritores através do projecto Poesia Portugal.

Se estiverem interessados em ser adicionados aos companheiros desta casa por favor façam essa referência nos comentários, e procedam ao adicionar do blog aos vossos companheiros. ( Obrigado )

Estamos disponíveis nas redes sociais

no Facebook -> https://www.facebook.com/JosePinaOficial/
https://www.facebook.com/PoesiaPortugal

no Twitter -> https://twitter.com/jpina9

Nota: para uma total visualização do blogue por favor desliguem o adblock ou outros bloqueadores uma vez que os mesmos bloqueiam o acesso a aplicações externas por exemplo o google + .
Se por algum erro não se conseguirem tornar seguidores do blogue por favor usem o sistema de seguidores do google +. Obrigado !

Saudações
José Pina

31/10/2015

Olá presente, adeus futuro

Lisboa, 25 de Novembro de 2024.

Paulo era um jovem aventureiro, 26 anos , 1,85m , 75 quilos,  dava o seu corpo ás balas num trabalho mal pago e subvalorizado, no entanto ele lutava diariamente pela classe que tanto o empurrava para o fundo, as 8 horas rapidamente se transformavam em 16, os fins de semana passaram a fazer rapidamente parte da sua rotina de trabalho, o tempo avançava mas Paulo continuava no tempo presente.

Paulo era talvez o jovem mais habituado à sua realidade, confortado ao que era os tempos de trabalho árduo com tão pouco beneficio, até que o dia em que Paulo se sentia farto do seu tempo e do seu espaço chegou e com ele trouxe os ventos de mudança, uma mudança árdua mas proveitosa.

Tarde de 25 de Novembro de 2024 , 16:00 na bela cidade de Espinho, Paulo estava como sempre no seu trabalho (empregado de mesa) , fazia por essa altura um turno de 16 horas quando pela porta do seu pequeno restaurante entrou o seu futuro.

1,74m , 89 quilos, cabelo grisalho e um aspecto de sabedoria, era assim que se apresentava o futuro de Paulo, depois do pedido  e perante o desenrolar da conversa as apresentações estavam feitas, o senhor Joaquim era empresário fazia já muitas gerações e estava ali não só para ajudar Paulo a subir as suas qualidades como também para o ensinar onde e quando devia agir perante o mercado.

Paulo não estava receptivo no inicio mas deixou se convencer com o tempo, passaram se 3 meses e Paulo começava a ver progressos na sua forma de atender, assistir e mais tarde possuir um negócio.

Noite de 22 de Fevereiro de 2025 , Paulo estava a sair do seu restaurante quando o destino se cruzou com ele, um pequeno táxi amarelo atropelou-o perante o olhar incrédulo de dezenas de clientes que viram em fúria o condutor fugir.

No dia seguinte Paulo acordava no hospital, ao risco da sua morte juntava se agora o risco de tudo aquilo que tinha trabalhado nestes meses ir por água abaixo pela acção ruinosa de um condutor negligente.

Ao seu lado Paulo tinha Isabel , sua namorada que de pronto correu para o hospital , entre lágrimas perdidas na sala de espera e telefonemas de incógnitas que transmitia á sua familia e á familia de Paulo , Isabel esperou 5 horas pelo acordar do namorado na sua cabeça rodaram 1001 cenários e como devem imaginar alguns não muito agradavéis.

O Dr.Francisco aproximou se da cama de Paulo, perguntou com uma voz rouca que retratava o já longo turno a operar se ele queria que Isabel estivesse ali para a operação que se avizinhava, ele abanou a cabeça afirmativamente e na dificuldade de quem não consegue nem respirar deu um amo-te a Isabel.

As enfermeiras levaram Paulo para a preparação para ser operado, sabia se á partida que a sua vida estava em risco , não só por puder morrer mas também porque em caso de sobreviver havia a hipotese de ficar com longos problemas fisicos no que restava da sua vida.

2 horas depois, o Dr Francisco sai da sala de operações, passa pela máquina do café numa derradeira tentativa de se manter acordado quando o cansaço começa a pesar após as 16horas consecutivas do seu turno e dirige se á sala de espera, encontra Isabel com a mão sobre os olhos , vê nos seus olhos a réstia da lágrima que nas ultimas 2 horas insistiu em cair permanentemente, o que era a maquilhagem do dia é agora só um borrão, o que era o sorriso é agora uma lágrima.

O Dr.Francisco pede a Isabel que o acompanhe até ao gabinete, ela assim faz insistindo permanentemente na pergunta de como correu a operação, já depois de entrar no gabinete e após estar sentada o dr Francisco diz lhe que Paulo está livre de perigo mas que a sua recuperação pode ser longa, ele estima uma recuperação completa até 5 anos , 2 anos para voltar a andar , "isto se correr bem" sublinha ele.

"2 anos ??? " pergunta Isabel quase incrédula, mas e o restaurante? e as propostas que ele tinha para o futuro? isso não pode esperar 2 anos !

O Dr Francisco levanta se, diz lhe para ter calma, por vezes é mais rápido mas este é o pior dos cenários que podemos esperar. Isabel levanta se , agradece ao dr pelo seu trabalho e sai do gabinete, liga para Carlos (grande amigo de Paulo e do casal no geral) , diz lhe o que acabou de ouvir do médico e Carlos tenta acalma-la prontificando se a ajudar no restaurante enquanto Paulo estivesse a recuperar, Isabel agradece mas diz lhe que tem de pensar.

Manhã do dia 27 , Carlos está junto á cama de Paulo que ainda ensonado agradece lhe a visita, de súbito entra o senhor dos cabelos grisalhos, Carlos fica estupefacto com esta visita surpresa, o homem apresenta se a Carlos dizendo ser Manuel Sousa, um empresário local ligado á restauração à mais de 20 anos, diz que segue o trabalho de Paulo à perto de 3 anos e que nunca viu ninguém tão competente, ele diz que tem um grupo de restauração e que se Paulo o autorizar ele pode incorporar o negócio de Paulo no seu grupo durante os 2 anos assumindo os custos todos e dando 50% dos lucros a Paulo, após os 2 anos e caso Paulo se encontre em condições pode retomar a gestão do seu negócio sem qualquer pagamento mais ao grupo de Manuel.

Carlos ouve a proposta, promete ao sr Manuel que depois de conversar com Isabel e com Paulo sobre o assunto lhe dão uma resposta sobre a proposta, o sr Manuel despede se dizendo para pensarem com calma que não há pressa e desejando as rápidas melhoras mantendo se á disposição para qualquer ajuda necessária.

Carlos liga a Isabel que ouve a proposta e de pronto lhe diz que prefere falar pessoalmente, combinam no hospital dentro de 15 minutos. Isabel chega junto a Carlos , cumprimenta o brevemente e dá um longo beijo em Paulo que entretanto despertou e por entre frases escritas e semi palavras ditas em esforço diz aceitar a proposta do sr Manuel.
Isabel pergunta lhe se ele tem a certeza e ele diz lhe que sim, Carlos intromete se e diz lhe que concorda com a decisão, afinal a recuperação vai ser longa e sempre é melhor receber 50% do que não receber nada e ter o restaurante fechado.

Isabel liga ao sr Manuel para lhe dizer que aceitam a proposta, ele fica de passar no hospital para assinarem a passagem temporária de gestão para o nome do seu grupo, Isabel concorda , desliga e lava se novamente em lágrimas.

Contracto assinado, 2 anos passaram e Paulo já anda, não faz a gestão do restaurante mas ajuda no que pode, o sr.Manuel foi uma espécie de anjo que calhou no caminho de Paulo e ele sabe isso, a gestão do restaurante é hoje feita por Sofia , a mulher de Paulo, Isabel não aguentou a pressão e a dificuldade dos 2 anos de problemas constantes e partiu para longe, Sofia era uma das enfermeiras do hospital que reconfortou Paulo e dai nasceu um namoro prolongado e mais tarde um casamento que tem já um rebento a caminho.

15 de Outubro , Paulo estava no restaurante quando recebe uma chamada era Marco o sub gerente do grupo do sr Manuel que lhe ligava para o informar que o sr.Manuel tinha falecido vitima de morte súbita, Paulo chorou dia e noite durante 15 dias , perdia o seu anjo e amigo que tanto o tinha ajudado no seu infortúnio.

José Pina, Rotterdão , Holanda .

Nenhum comentário:

Partilha com os teus amigos(as)

Pedidos de Poemas

Boas pessoal, aqui vão puder deixar os vossos pedidos de poemas que serão respondidos no blogue por ordem de chegada.