O mundo de Palavras: Olá presente, adeus futuro

Bem Vindo/a

Sejam bem vindos ao "Mundo de Palavras", este é um blogue de autor e parte integrante do projecto Poesia Portugal, nascido a 1 de Janeiro de 2009 tem como principal objectivo levar a poesia e a minha opinião pessoal mais longe, tem também como objectivo unir o público e os escritores através do projecto Poesia Portugal.

Se estiverem interessados em ser adicionados aos companheiros desta casa por favor façam essa referência nos comentários, e procedam ao adicionar do blog aos vossos companheiros. ( Obrigado )

Estamos disponíveis nas redes sociais

no Facebook -> https://www.facebook.com/JosePinaOficial/
https://www.facebook.com/PoesiaPortugal

no Twitter -> https://twitter.com/jpina9

Nota: para uma total visualização do blogue por favor desliguem o adblock ou outros bloqueadores uma vez que os mesmos bloqueiam o acesso a aplicações externas por exemplo o google + .
Se por algum erro não se conseguirem tornar seguidores do blogue por favor usem o sistema de seguidores do google +. Obrigado !

Saudações
José Pina

31/10/2015

Olá presente, adeus futuro

Lisboa, 25 de Novembro de 2024.

Paulo era um jovem aventureiro, 26 anos , 1,85m , 75 quilos,  dava o seu corpo ás balas num trabalho mal pago e subvalorizado, no entanto ele lutava diariamente pela classe que tanto o empurrava para o fundo, as 8 horas rapidamente se transformavam em 16, os fins de semana passaram a fazer rapidamente parte da sua rotina de trabalho, o tempo avançava mas Paulo continuava no tempo presente.

Paulo era talvez o jovem mais habituado à sua realidade, confortado ao que era os tempos de trabalho árduo com tão pouco beneficio, até que o dia em que Paulo se sentia farto do seu tempo e do seu espaço chegou e com ele trouxe os ventos de mudança, uma mudança árdua mas proveitosa.

Tarde de 25 de Novembro de 2024 , 16:00 na bela cidade de Espinho, Paulo estava como sempre no seu trabalho (empregado de mesa) , fazia por essa altura um turno de 16 horas quando pela porta do seu pequeno restaurante entrou o seu futuro.

1,74m , 89 quilos, cabelo grisalho e um aspecto de sabedoria, era assim que se apresentava o futuro de Paulo, depois do pedido  e perante o desenrolar da conversa as apresentações estavam feitas, o senhor Joaquim era empresário fazia já muitas gerações e estava ali não só para ajudar Paulo a subir as suas qualidades como também para o ensinar onde e quando devia agir perante o mercado.

Paulo não estava receptivo no inicio mas deixou se convencer com o tempo, passaram se 3 meses e Paulo começava a ver progressos na sua forma de atender, assistir e mais tarde possuir um negócio.

Noite de 22 de Fevereiro de 2025 , Paulo estava a sair do seu restaurante quando o destino se cruzou com ele, um pequeno táxi amarelo atropelou-o perante o olhar incrédulo de dezenas de clientes que viram em fúria o condutor fugir.

No dia seguinte Paulo acordava no hospital, ao risco da sua morte juntava se agora o risco de tudo aquilo que tinha trabalhado nestes meses ir por água abaixo pela acção ruinosa de um condutor negligente.

Ao seu lado Paulo tinha Isabel , sua namorada que de pronto correu para o hospital , entre lágrimas perdidas na sala de espera e telefonemas de incógnitas que transmitia á sua familia e á familia de Paulo , Isabel esperou 5 horas pelo acordar do namorado na sua cabeça rodaram 1001 cenários e como devem imaginar alguns não muito agradavéis.

O Dr.Francisco aproximou se da cama de Paulo, perguntou com uma voz rouca que retratava o já longo turno a operar se ele queria que Isabel estivesse ali para a operação que se avizinhava, ele abanou a cabeça afirmativamente e na dificuldade de quem não consegue nem respirar deu um amo-te a Isabel.

As enfermeiras levaram Paulo para a preparação para ser operado, sabia se á partida que a sua vida estava em risco , não só por puder morrer mas também porque em caso de sobreviver havia a hipotese de ficar com longos problemas fisicos no que restava da sua vida.

2 horas depois, o Dr Francisco sai da sala de operações, passa pela máquina do café numa derradeira tentativa de se manter acordado quando o cansaço começa a pesar após as 16horas consecutivas do seu turno e dirige se á sala de espera, encontra Isabel com a mão sobre os olhos , vê nos seus olhos a réstia da lágrima que nas ultimas 2 horas insistiu em cair permanentemente, o que era a maquilhagem do dia é agora só um borrão, o que era o sorriso é agora uma lágrima.

O Dr.Francisco pede a Isabel que o acompanhe até ao gabinete, ela assim faz insistindo permanentemente na pergunta de como correu a operação, já depois de entrar no gabinete e após estar sentada o dr Francisco diz lhe que Paulo está livre de perigo mas que a sua recuperação pode ser longa, ele estima uma recuperação completa até 5 anos , 2 anos para voltar a andar , "isto se correr bem" sublinha ele.

"2 anos ??? " pergunta Isabel quase incrédula, mas e o restaurante? e as propostas que ele tinha para o futuro? isso não pode esperar 2 anos !

O Dr Francisco levanta se, diz lhe para ter calma, por vezes é mais rápido mas este é o pior dos cenários que podemos esperar. Isabel levanta se , agradece ao dr pelo seu trabalho e sai do gabinete, liga para Carlos (grande amigo de Paulo e do casal no geral) , diz lhe o que acabou de ouvir do médico e Carlos tenta acalma-la prontificando se a ajudar no restaurante enquanto Paulo estivesse a recuperar, Isabel agradece mas diz lhe que tem de pensar.

Manhã do dia 27 , Carlos está junto á cama de Paulo que ainda ensonado agradece lhe a visita, de súbito entra o senhor dos cabelos grisalhos, Carlos fica estupefacto com esta visita surpresa, o homem apresenta se a Carlos dizendo ser Manuel Sousa, um empresário local ligado á restauração à mais de 20 anos, diz que segue o trabalho de Paulo à perto de 3 anos e que nunca viu ninguém tão competente, ele diz que tem um grupo de restauração e que se Paulo o autorizar ele pode incorporar o negócio de Paulo no seu grupo durante os 2 anos assumindo os custos todos e dando 50% dos lucros a Paulo, após os 2 anos e caso Paulo se encontre em condições pode retomar a gestão do seu negócio sem qualquer pagamento mais ao grupo de Manuel.

Carlos ouve a proposta, promete ao sr Manuel que depois de conversar com Isabel e com Paulo sobre o assunto lhe dão uma resposta sobre a proposta, o sr Manuel despede se dizendo para pensarem com calma que não há pressa e desejando as rápidas melhoras mantendo se á disposição para qualquer ajuda necessária.

Carlos liga a Isabel que ouve a proposta e de pronto lhe diz que prefere falar pessoalmente, combinam no hospital dentro de 15 minutos. Isabel chega junto a Carlos , cumprimenta o brevemente e dá um longo beijo em Paulo que entretanto despertou e por entre frases escritas e semi palavras ditas em esforço diz aceitar a proposta do sr Manuel.
Isabel pergunta lhe se ele tem a certeza e ele diz lhe que sim, Carlos intromete se e diz lhe que concorda com a decisão, afinal a recuperação vai ser longa e sempre é melhor receber 50% do que não receber nada e ter o restaurante fechado.

Isabel liga ao sr Manuel para lhe dizer que aceitam a proposta, ele fica de passar no hospital para assinarem a passagem temporária de gestão para o nome do seu grupo, Isabel concorda , desliga e lava se novamente em lágrimas.

Contracto assinado, 2 anos passaram e Paulo já anda, não faz a gestão do restaurante mas ajuda no que pode, o sr.Manuel foi uma espécie de anjo que calhou no caminho de Paulo e ele sabe isso, a gestão do restaurante é hoje feita por Sofia , a mulher de Paulo, Isabel não aguentou a pressão e a dificuldade dos 2 anos de problemas constantes e partiu para longe, Sofia era uma das enfermeiras do hospital que reconfortou Paulo e dai nasceu um namoro prolongado e mais tarde um casamento que tem já um rebento a caminho.

15 de Outubro , Paulo estava no restaurante quando recebe uma chamada era Marco o sub gerente do grupo do sr Manuel que lhe ligava para o informar que o sr.Manuel tinha falecido vitima de morte súbita, Paulo chorou dia e noite durante 15 dias , perdia o seu anjo e amigo que tanto o tinha ajudado no seu infortúnio.

José Pina, Rotterdão , Holanda .
Postar um comentário

Partilha com os teus amigos(as)

Pedidos de Poemas

Boas pessoal, aqui vão puder deixar os vossos pedidos de poemas que serão respondidos no blogue por ordem de chegada.